VEM AÍ O SIMPOSIO DE ESCATOLOGIA BIBLICA EM MORADIAS PARANA VOCE É NOSSO CONVIDADO.

18 de agosto de 2011

ESCATOLOGIA NO ANTIGO TESTAMENTO

ESCATOLOGIA NO ANTIGO TESTAMENTO No antigo testamento a escatologia, toma uma proporção maior, nos livros dos profetas Daniel, Ezequiel, e Zacarias, os quais veremos na seqüência. Daniel foi o profeta que ficou conhecido como profeta escatológico, ( ou Apocalíptico) em virtude dos muito vaticínio concernente ao fim dos reinos, terrestre, e início do reino milênial de Cristo. Daniel viveu no final do reino Sul de Israel que é Judá, por volta dos anos (606AC) quando Judá foi levada cativa para Babilônia, na primeira leva. Estando em Babilônia como cativo, começou a ser usado por Deus nos dons proféticos; e o rei teve um sonho e Daniel foi o único que teve a interpretação. O sonho era uma grande estátua, que tinha cabeça de ouro, tórax de prata, quadris de bronze, e pernas de ferro, e pé de ferro e barro. OURO: BABILÔNIA. (626-536 a.C) PRATA: MEDOS E PERSAS. (536-330 a.C) BRONZE: GREGO. (330-167 a.C) FERRO BARRO ROMANO. (63-70-395- 476-1453-dc E na interpretação do sonho de Nabucodonozor, Daniel disse ao rei: "Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias". Dn.2:28 Esta expressão últimos dias, é a chave escatológica do livro de Daniel. Últimos dias são o tempo gentilico dos reinos do mundo; pois nos dias desses reis, o Deus dos céus levantará um reino que não terá fim. (Dn.2:44) pois no sonho, o rei viu uma pedra cortada sem mão, que esmiuçou a estatua em pó; e encheu toda a terra. Aquela pedra é Cristo no seu reino milênial que governará toda a terra. Dn.2:45 A ordem como foi interpretado o sonho, decrescentemente, da cabeça aos pés; do ouro ao ferro e barro, é muito significativa, pois foi de cima para baixo, ação de Deus, do alto, abatendo a soberba humana, e política. Também no sentido escatológico, esta bem explicita que, estamos vivendo nos dias dos reis, ou domínio político dos pés (ferro e barro) o que significa que estamos no fim do domínio político gentílico mundial; e que dentre pouco tempo o Deus dos céus implantará o seu reino. Vamos ver um pouco mais específico a questão histórica desta profecia: Quando Daniel interpretou o sonho era o começo do domínio babilônico sobre Israel; lembrando ainda a tempo, que Israel como, as dez tribos, com o reino em Samaria ; já havia sido levado cativo há, cento e descêsseis anos (2Rs.17:4-6) isto é no ano (722 AC) por Salmanasser V. A gora em (606 AC) Judá com reino em Jerusalém, é levada para Babilônia. Então agora inicia o tempo dos reinos gentílico.. sobre Israel. Começando pelo Império Babilônico, (Dn.2:37,38) de (606 AC) a (536 AC) que são os setenta anos de cativeiro. Encerrado o cativeiro Babilônico; o segundo Império foi, Medos e Persas, (536 AC) a (330 AC) (Dn.9:1) quando Ciro o rei da Pérsia assumiu, deu ordem para Israel voltar e repatriar sua pátria. (2Cr.36:22) E o terceiro Império foi o Grego, (Dn.2:39) (330 AC) a (167 AC) e o quarto foi o Império Romano.(Dn.2:40) Que dominou Israel desde (63 AC) até (70 DC ) depois de Cristo, quando foi destruído pelo General Tito .Portanto Daniel é escatológicamente o livro que revela o futuro das nações desde os tempos do cativeiro, até o reino milênial de Cristo. Ezequiel foi o profeta que, foi levantado por Deus, no meio dos cativos, em Babilônia. (Ez.l.l,2) Havia sido levado cativo na segunda leva em (597 AC) e agora entre os mesmos começa a profetizar. Entre as muitas profecias que entregou para Israel, e muitas outras nações; vemos umas que são de cunho escatológico. Veremos algumas. Mas Ezequiel cap.38, observamos a profecia de Gogue e Magogue, que esta se referindo ao tempo do fim. (Ez.38.16) Esta guerra será para o final dos tempos, relacionado com Israel. Portanto é escatológica. A dos capítulos (46-48) são relacionadas diretamente com o milênio. Fala da restauração do templo, e da cura das águas salgadas do mar morto (ou mar oriental) e dos limites geográficos que Israel terá. 3.111 Zacarias foi o profeta do repatriamento, (520 AC ) ou seja, da volta dos cativos judeus, de Babilônia para sua pátria. Ele é um dos profetas escatológico. Pois em seu livro profetiza o futuro de Israel.(Zc. 9.e 10.) Ele vaticinou a restauração de Israel, e a edificação perpétua de Jerusalém; e o julgamento das nações, e também profetizou a vinda em glória de Jesus, e a descida no monte das Oliveiras «Zc.14:4,5,9) e o seu reino milênial. Um por menor interessante nesse fato, é que quando Jesus pisar ao monte, o mesmo se fenderá em dois, e as águas vivas de Jerusalém correrá para o mar ocidental, que é o mediterrâneo; e para o, mar oriental que é o mar morto; e o mar morto, será como viveiro de peixe, pois as suas águas sararão. (Ez.47.8,9).

O JUIZO FINAL

O JUIZO FINAL- JULGAMENTO Após o milênio, resta somente o juízo final, o desfecho de todas as coisas; na dimensão humana. O milênio será a ultima dispensação; vindo em seguida o acerto de contas de todo ser humano. Então se instalará o grande trono branco; da qual presença fugira céu e terra. E se assentara o Justo Juiz O SENHOR JESUS CRISTO, para julgar a todos os que farão parte da segunda ressurreição; e os vivos que nascerem no milênio. Somente destacando que a igreja já, estará glorifica da desde o arrebatamento; portanto livre do juízo final; pois já passou pelo tribunal de Cristo. A base do juízo será A JUSTIÇA DE CRISTO; que é o seu atributo moral de dar a cada um, o que merecem. O homem foi criado á imagem e a semelhança de Deus; portanto um ser racional, inteligente, e responsável por seus atos. Se na nossa sociedade todo crime contra a lei, é punido, mediante a lei; imaginem o maior crime contra a lei do amor de Deus, que foi dar o seu filho unigênito, para que todos fossem salvos? O ser humano que nunca pecassem; e só rejeitasse a aceitar a Jesus, já seria condenado, por não, aceitar a maior dádiva de Deus. Se o pecador merece ser perdoado, por nascer pecador; também, tem o dever de aceitar a solução de Deus para os seus pecados; que é aceitar a Jesus. O manual de lei justa será a BIBLIA SAGRADA. Em apocalipses. 20: O JUIZO FINAL- JULGAMENTO Após o milênio, resta somente o juízo final, o desfecho de todas as coisas; na dimensão humana. O milênio será a ultima dispensação; vindo em seguida o acerto de contas de todo ser humano. Então se instalará o grande trono branco; da qual presença fugira céu e terra. E se assentara o Justo Juiz O SENHOR JESUS CRISTO, para julgar a todos os que farão parte da segunda ressurreição; e os vivos que nascerem no milênio. Somente destacando que a igreja já, estará glorifica da desde o arrebatamento; portanto livre do juízo final; pois já passou pelo tribunal de Cristo. A base do juízo será A JUSTIÇA DE CRISTO; que é o seu atributo moral de dar a cada um, o que merecem. O homem foi criado á imagem e a semelhança de Deus; portanto um ser racional, inteligente, e responsável por seus atos. Se na nossa sociedade todo crime contra a lei, é punido, mediante a lei; imaginem o maior crime contra a lei do amor de Deus, que foi dar o seu filho unigênito, para que todos fossem salvos? O ser humano que nunca pecassem; e só rejeitasse a aceitar a Jesus, já seria condenado, por não, aceitar a maior dádiva de Deus. Se o pecador merece ser perdoado, por nascer pecador; também, tem o dever de aceitar a solução de Deus para os seus pecados; que é aceitar a Jesus. O manual de lei justa será a BIBLIA SAGRADA. Em apocalipses. 20:12 diz sobre: abriram-se os livros ... e abriram o livro da vida ... o texto traz diferença entre o livro, da vida; e os livros, que é a palavra de Deus, a BÍBLIA SAGRADA.(Jo.12.48) Se vivemos toda a nossa vida ensinada, pele Palavra, também seremos julgados por Ela. Jesus disse: vós já tendes quem, há de julgá-los no ultimo Dia; Á PALAVRA, que vos tenho falado. (Jo.12:48.) Portanto o julgamento será pela palavra: como cremos, como ouvimos, como obedecemos e praticamos. O veredicto do julgamento será: “AQUELE QUE NÃO FOR ACHADO NO LIVRO DA VIDA; SERÁ LANÇADO NOLAGO DE FOGO”. O texto fornece-nos algumas verdades tremendas. O verbo, "achado" na forma de particípio, que designa uma ação concluída; subentende a idéia básica, que foi procurado o nome no livro da vida; então alguém vai dizer ao julgado; não foi achado o teu nome. O segundo detalhe importantíssimo, no texto é o verbo "'lançado" que também está na forma do particípio, isto é um ato concluído. O vocábulo sugere um sujeito oculto; isto é, um sujeito ou alguém, pegará á, força, o julgado, e lançará no lago de fogo. Ninguém vai pular no lago de fogo, por opção, mas por força de alguém que o lançará. Hoje aceitar á Cristo é opcional, mas no julgamento; ser lançado no lago de fogo será forçado. Terminado o juízo do trono branco; começa á eternidade; ou seja, o tempo eterno. Os salvos entram para o gozo de Seu Senhor, e os perdidos, serão lançados no lago de fogo; que é a segunda morte. (Ap.20:11-15.22:5.-Dn.12:2,3.) Para os salvos haverá novos céus e nova terra. Doravante não haverá tempo, contável, mas somente eternidade. O tempo (cronos) é uma fenda na eternidade, e nessa fenda na eternidade, Deus criou todas as coisas, inclusive o homem, e o pecado estragou todas elas, sendo necessário à morte de Jesus, para restauração do homem; que entrará na eternidade, em outra dimensão. Pois a alma é eterna. Ou com Deus ou sem Deus, isto é no céu ou no inferno, todos entrarão na eternidade. E você nobre irmão e amigo, onde passará a eternidade? Com Deus ou sem Deus? Descida ainda hoje, se hoje ouvires a voz do Espírito não endureça o leu coração. 12 diz sobre: abriram-se os livros ... E abriram o livro da vida... O texto traz diferença entre o livro, da vida; e os livros, que é a palavra de Deus, a BÍBLIA SAGRADA.(Jo.12.48)

ESCATOLOGIA BÍBLICA

A escatologia é, à parte da teologia, que estuda os assuntos relacionados com o tempo do fim; ou seja, os últimos acontecimentos. Esta doutrina tem sido muito explorada, em muitas áreas religiosas; portanto se faz necessário voltar, tão exclusivamente á Bíblia, para que sejamos instruídos pela palavra de Deus, quanto o verdadeiro ensinamento Bíblico, que podemos chamar de "escatologia bíblica.” Todas as doutrinas Bíblicas têm a sua importância no contexto espiritual e cristão; porem é de se admitir que a escatologia, esta intimamente ligada à maior esperança da igreja, "o arrebatamento." Portanto é sobre esta matéria que queremos escrever, e estudar ao decorrer desta simples apostila. Que Deus te abençoe ao ler, e estudar este material! l-DEFINIÇÃO DE ESCATOLOGIA. A etimologia do vocábulo, "escatologia" significa: escathos,últimos+logia;estudos ou tratados;ou seja estudos das últimas coisas. Portanto; como já definimos; trata-se do estudo concernente ao cronograma profético do final desta dispensação.(ICor.l0;llTss.5.23). Não obstante a palavra escatologia não aparecer na Bíblia; ela é eminentemente Bíblica no seu significado, e correlatos teológicos. (IITss.5:2;. IIPD. 3:1;Is.2:12). Todas as expressões Bíblicas que aludem ao fim: ou seja, a fatos relacionados, com o futuro preditivo nas profecias, são de caráter escatológico: tão logo temos ao longo de toda Bíblia, uma porção exaustiva de referência, e conteúdo, doutrinário desta matéría (escatologia). Então percebemos a escatologia, em toda, Á Bíblia Sagrada. Desde quando O próprio Deus disse: “... e a sua semente esta te ferira a cabeça...” (Gn.3:15). Desde então, a predição aludia ao nascimento do "messias. Bem como a Palavra do próprio Senhor Jesus Cristo, quando diz:”... Virei outra vez, e vos levarei, para mim mesmo. (Jo.14:3 e 18-20;Hb.9:28.IJ0.3:2). Sempre que Jesus falava, Ele fazia menção á sua volta, usando expressão tão como: ... Quando vier. Quando voltar. Naquele dia ••. (Lc. 18:8. Jo. 14:18.Mt.24:30) Portanto o ponto culminante da escatologia Bíblica é à volta de Jesus, á sua igreja, como noivo; ao mundo como juiz; e a Israel como Messias. Porque dentro destas três fases, esta, é a mais palpitante da escatologia Bíblica.(lCor.l0:32.) à volta de Jesus! COMEÇANDO NA ESCATOLOGIA Sendo esta matéria específica, no que diz respeito aos acontecimentos futuros; sê faz necessário, situarmo-nos no tempo em que estamos vivendo. Antes, porém vamos entender a luz da Bíblia as expressões correlatas á escatologia. Existem algumas frases, como: “... dia do Senhor...” (ls.13:6. 2Pd.3:l0) " ... dia de Deus ... " (2Pd.3:l2) " ... dia da vingança "( Is.34:8) " ... fim dos dias . " (Dn.2:28) " ... tempo do fim. .. "(Dn.l2:9) "dia de Cristo ... "(Fil.l:lO) " séculos vindouros .. "( Ef.2:7) " . última hora. "(lJo.2;l8) " 0 tempo está próximo "(Ap.l:3) " ... 0 fim vem. .. "(Ez. 7:6 ). Tempo do fim. ( Tempus. LI) (Kairós.) gr ( ânâh.hb). O vocábulo tempo na nossa língua é um: substantivo masculino, que indica; um período; uma época e um momento. Todavia no contexto escatológico, está ligado com as dispensações; nas quais Deus relacionou com a raça humana. (Hb.l:1). Portanto o tempo do fim esta ligado com o final da dispensação da graça, a grande tribulação, o milênio, e também o juízo final. (2Cor.6:2. Ef.l:l0. Ap.ll:18. 6:16. 20:4 e 20:11-15). Dia do Senhor. (Yom.hb ) (Eméra.gr) Dia é um espaço de tempo, compreendido na Bíblia; em circunstâncias diferentes, como: nascer e por do sol.(Gn.l:16) como um período que desenvolve um acontecimento.(Ec.7:14) como uma oportunidade.(2Cor.6:2.) Portanto na ótica escatológica; dia do Senhor, dia de Cristo, bem como; dia de Deus; tem uma interpretação, tal como uma aplicação diferente à luz da Bíblia. A)- Dia do Senhor. (JL2: 1. 2:11) esta expressão de dia do Senhor esta ligada com vlngança,e juízo. Especialmente nos profetas esta expressão, esta ligada quase na maioria das vezes, com julgamento, e juízo ao povo de Israel, bem como as outras nações.(Jr.46:10) (Ez.13:(Ob.l:8,9,15) Portanto na ótica" escatológica; O DIA DOSENHOR esta relacionado com os acontecimentos a partir da grande tribulação: A grande tribulação, julgamento das Nações, e o juízo final.(Ez.30:3) (JL.2:1,11,31). 3:14.) (Am.5:18-20) (Sf.l:7,14.) (At.2: 20) (2Pd.3:10) é o dia da ira do SENHOR.(Ap.6:17). 14:10,19. (19:15) B- Dia de Cristo. O dia de Cristo; ou dia do Senhor Jesus Cristo, esta diretamente relacionado, com o volta de Jesus. É uma expressão para Igreja, á noiva do cordeiro. (Fl.1:10. 2:16.) ( 2 Tss.2:2.) O ponto culminante da escatologia, para á Igreja, realmente é o arrebatamento, à volta esperado de nosso Amado Senhor Jesus Cristo.(1 Tss.4:17.) C- Dia de Deus: A expressão do apóstolo Pedro, quanto ao dia de Deus; faz alusão aos céus, e a terra sê desfazendo, em grande estrondo; o que esta relacionado com o período, do juízo final, da purificação da terra e do céus, e um estado perfeito doravante. Quando Cristo entregará o reino ao Pai. (lCor.15:24-28.) E será tudo em todos. Pois todos os impérios estarão sujeito á Cristo; pois o último será a morte;então sempre eternamente, Deus Pai, Filho, e Espírito Santo, com a sua Igreja reinarão para todo o sempre.(Ap.21:3. 22:3). D-Várias passagens Bíblicas; fazem alusão ao vocábulo, (eschaton gr -último) juntamente com (heméra gr-dia) Portanto" Eschaton hemerôn" significa últimos dias. No contexto neotestamentário os últimos dias começou com a primeira vinda de Cristo, que veio na plenitude dos tempos. (GI.4:4) (Ef.1:1O). Enquanto o tempo dos gentios, esta relacionada com a supremacia dos impérios mundiais contra Israel; (Lc.21:24. Rm.11:25). A plenitude dos tempos esta vinculada ao tempo da dispensação da Graça. (Ef.3:2) do mistério,(Ef.3:9) da plenitude dos tempos.(Ef.1:1O) fins dos séculos,(Cor.1O:11.) a última hora.(lJo.2:18.) dia aceitável.(2Cor.6:2) todas essas citações esta correlacionada com os últimos dias; que sê findará com o dia do Senhor, dia de julgamento, a partir da grande tribulação.(Rm.2:5).
ARREBATAMENTO DA IGREJA. O arrebatamento da igreja é a maior esperança da igreja, em todos os tempos; desde os tempos apostólicos, eles advertiam a igreja, a estarem preparados para á vinda do Senhor. E ao decorrer dos séculos, muitos perderam a esperança; e milhões de outros morreram na certeza da volta de Jesus. E agora, no século vinte e um, nós igreja militante; aguardamos com muitas expectativas, á vida do Senhor. 5.1. Arrebatados. (harpazo gr. "strongs") O verbo na forma do particípio, arrebatados, significa: tirados, levados, raptados. O que geologicamente se refere ao arrebatamento da igreja. Pois Paulo disse: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante á ultima trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. "Portanto o arrebatamento será, num momento, de fração de segundo; isto é, a transformação do nosso corpo mortal por um imortal, corruptível por um incorruptível. Porque depois de transformado, não haverá mais distância, e nem impedimento da lei da gravidade. Então o que será em um piscar de olho, será a transformação, e não a subida, pois a mesma será, já, em um corpo glorioso que não depende mais de espaço. 5.2. Quando será este dia? Graças a Deus, o dia do arrebatamento, não foi dito a ninguém. Porque o Senhor vira á um povo, que Lhe espera; O aguarda a qualquer hora. Por isso disse: bem aventurado o servo que quando o Senhor vier o achar servindo assim. Muitas pessoas se arvoraram, com falsas interpretações, e supostas visões quanto o dia da volta de Cristo. Porem nada aconteceu; porque Deus não dará a ninguém, esta informação ou revelação. Porque o objetivo do Senhor quanto a sua volta é que estejamos a expectativa do soar da trombeta. Por isso a advertência Bíblica é "quem tem esta esperança purifica-se a si mesmo...” 5.3 Quando serão essas coisas? E que sinal haverá na sua vinda? E do fim do mundo? Jesus disse aos seus discípulos, no sermão da montanha, que não ficaria pedra sobre pedra, que não seria derribada. Jesus deixa claro e evidente, o tempo do fim; ao responder as perguntas dos apóstolos. Essas coisas... Sua vinda... Fim do mundo... (Essas coisas) Jesus contextualizou essas coisas, com a destruição do templo; dizendo que não ficaria pedra sobre pedra. E também os sofrimentos que adviria sobre a nação. A destruição de Jerusalém, e conseqüentemente do templo, aconteceu no ano. (70 d.C) Mt.24:1-3,15-21. (sua vinda) A vinda de Jesus, desde a pergunta dos apóstolos, ainda não aconteceu, e já passaram, quase (2000 ) anos. Isto é (1930) anos depois da destruição do templo. Jesus disse alguns sinais que precederiam a sua volta. Na área espiritual: apostasia e esfriamento; na social: guerra, traição, e fome; e na fisica: terremoto, e pestes. Mt.24: 1-13. (fim do mundo) A terceira pergunta dos discípulos,e também ultima escatológica; esta relacionada com o fim do mundo. Ele só acontecerá depois do arrebatamento da igreja, da grande tribulação, do amargedom, do julgamento das nações, do milênio, e do juízo final. Isto é: no mínimo (1007) anos depois do arrebatamento. Mt 24:33-51. Ap.20: 11-12.